No dia 19/1/2012,o agente Godinho esteve mais uma vez na nossa aula, desta vez para nos falar de bullying.
O Bullying é um tipo de Violência física e psicológica .
Percebi que as vitimas de bullying se sentem sozinhos e dificilmente pedem ajuda.
Vimos também um filme na internet – sobre o bullying
Carlos
25/02/2012
O banho do bébé
No dia 23 de Janeiro na nossa aula de formação para a cidadania, as enfermeiras Clara e Rita ensinaram como se dá o banho aos bebés.
Aprendi que devemos ter muito cuidado a dar banho ao bebé, ver a temperatura da água e como pegar e virar o bebé.
Depois aprendemos a pôr a fralda, achei que era fácil.
Gostei muito que as senhoras enfermeiras tivessem vindo ensinar estas coisas, porque são importantes.
Artur
Aprendi que devemos ter muito cuidado a dar banho ao bebé, ver a temperatura da água e como pegar e virar o bebé.
Depois aprendemos a pôr a fralda, achei que era fácil.
Gostei muito que as senhoras enfermeiras tivessem vindo ensinar estas coisas, porque são importantes.
Artur
O tabaco e outras drogas
Dia 16-12-2011 uma sexta-feira, a turma pief recebeu uma visita inesperada de duas senhoras enfermeiras. Enfermeira -Rita e a Enfermeira Susana.
Vieram mostrar um power point sobre o tabagismo.
Ensinara-nos quantos produtos tóxicos tinha o tabaco não fazia ideia que eram tantas coisas más juntas.
Esta sessão aconteceu porque alguns elementos da turma fumam e as professoras decidiram avisar os alunos sobre o quanto o tabaco faz mal, antes que eles estejam completamente viciados.
Eu achei que este tema foi bem acolhido e todos participaram com muita atenção. A partir desta sessão pensei em fumar menos, mas tem sido difícil deixar de fumar. Por isso aqui deixo um conselho de amigo, não fumem!
Claudio Medinas
No dia 17 de Janeiro esteve presente na nossa sala o guarda Godinho para nos falar sobre as drogas.
Ficamos a perceber que muitos jovens começam a consumir por brincadeira ou por influência dos amigos.
Aos poucos estes consumos passam a regulares e as pessoas ficam com as suas vidas ou família estragadas.
Depois estivemos a falar como era feita a droga (cheia de produtos químicos e que fazem mal à saúde: alcatrão, cal, ácidos e outras coisas) e o prejudicial que as mesmas são para a nossa saúde.
Experimentámos, em situação simulada com uns óculos, os efeitos que ela causava e os resultados não são nada agradáveis.
Gostei muito.
Na pastelaria da Dona Lurdes
No dia 9 de Fevereiro (quinta-feira) fomos com o professor Pedro Fonte Santa e a TIL, à pastelaria da Dona Lordes Pimenta, que é como quem diz, à fábrica de bolos. Tivemos de lavar muito bem as mãos e de nos equipar a rigor com uma touca e um avental. (para termos Higiene e produzirmos com qualidade e segurança).
Fomos lá fazer umas padinhas para depois levarmos para a escola (E.B nº1 de Reguengos de Monsaraz). Assim, aprendemos um pouco a profissão de pasteleiro e, ao mesmo tempo dinamizámos a nossa empresa Cores & Sabores.
Fizemos também bolos de mel (ajudamos a D.Lurdes Pimenta porque ela estava com muito trabalho).
Depois as padinhas foram para o forno, durante 15 a 18 minutos. Esperamos um bocadinho e tiramo-las do forno e colocámos em caixas.
Voltamos para a escola para deliciar os professores e funcionários com as nossas produções!
Adorámos este dia.
Notícia de João Sousa
Visita ao ESPORÃO
No dia 06 de fevereiro a nossa turma foi visitar a adega do esporão. Após uma longa viagem, pois ninguém sabia muito bem o caminho e enganámo-nos um pouco até lá chegar. Aquilo estava tudo mudado, tudo em obras, o professor Dário procurou uma entrada e encontrou um papel com números de telefone, as professoras ligaram e pouco depois chegou logo o nosso guia.
Começámos onde são colocadas as uvas selecionadas para produzir o vinho de reserva. Nas cubas metálicas estão a fermentar (a fermentação é a parte onde o açúcar das uvas é passado para álcool).
Depois fomos ver a parte do armazenamento do vinho corrente, seguiu-se o processo de engarrafamento e por último vimos a biblioteca dos vinhos (onde está religiosamente guardado um exemplar de todas as colheitas/produções) e o vinho que esta a estagiar em barricas de carvalho (o vinho de reserva). Por último o nosso guia tirou-nos a tirar uma foto de “família”.
Acho que foi muito fixe esta visita.
OBRIGADO equipa do esporão por nos dar esta tarde em grande.
Trabalho realizado por: Eduardo Rodrigues PIEF
24/02/2012
Visita à CARMIM
No dia 25 de Janeiro, fomos até à CARMIM, a adega cooperativa de Reguengos de Monsaraz. Já na CARMIM, não demorou muito a chegar o nosso guia turístico o senhor Filipe. Sentámo-nos nas escadas a tirar fotos e, depois, fomos para uma sala ver um filme que explicava as várias fazes de produção do vinho. Quando o filme acabou fomos para o armazém de engarrafamento e embalamento das garrafas. Aquilo era GIGANTE! Tinha uma máquina que limpava as garrafas, outra que as enchia, uma que metia as rolhas, uma que metia os rótulos, o lacre, outra que as metia dentro das caixas, e ainda, uma que metia plástico à volta das caixas. Eram muitas caixas empilhadas e a máquina andava à volta das caixas e metia película aderente em torno delas. Logo a seguir seguiam para a empilhadora que as levava para dentro do camião.
De seguida, fomos ver o exterior onde estavam uns balões muitoooo grades que levavam por volta de 30mil litros de vinho. Era onde o vinho ficava depositado até ir para a secção de engarrafamento.
Daí fomos de volta para dentro, mas agora para a parte onde o vinho ficava a fermentar nuns barris de alumínio.
Depois fomos para a cave, onde estavam pipas em madeira de carvalho cheias de vinho, para os vinhos de reserva. Seguimos posteriormente para uma sala de provas, onde estava vinho à venda. Era uma sala muito bonita onde o senhor Filipe, o nosso guia turístico, ofereceu uma prova de vinho doce aos professores e uma caneta e um calendário da CARMIM a todos. Estivemos lá um bocado a conversar e depois fizemos o caminho de regresso para a escola!
Obrigado CARMIM por este dia
Trabalho realizado por: Eduardo Rodrigues
Visita à Quinta Pedagógica
No dia 12 de janeiro fomos visitar a quinta pedagógica de São José em Reguengos de Monsaraz. Fomos ter com o senhor Vieira que nos guiou pela quinta, em primeiro lugar vimos o Fábio, que era um papagaio muito simpático que ao assobiar ele miava. Em seguida, vimos a casa de uma coruja pendurada numa enorme árvore, mas infelizmente a mesma foi encontrada morta numa manhã. Vimos perus, bodes, burros, rolas diamantes, peixes, caturras, porcos e leitões, um enorme javali, pavões e porquinhos da India. Infelizmente a quinta era dotada de muitos animais há uns anos atrás, no entanto, por diversos motivos a quinta tem vindo a perder o seu fulgor e foi obrigada a desfazer-se de muitos animais por não conseguir sustentá-los. Neste momento a quinta subsiste devido à produção dos seus produtos hortícolas. São cultivadas couves, alfaces, cebolas e nabos. Foi uma tarde muito bem passada em que aprendemos e nos divertimos ao ar livre .
Notícia realizada por: Micael e Carlos
23/02/2012
Hora do Sonho
O PIEF de Reguengos de Monsaraz I (2ºciclo) prooe a todos os PIEF o concurso solidário Hora do Sonho.
Este projeto de dupla vertente, pretende que os PIEF's participantes criem/decorem uma almofada que será sujeita a concurso e, posteriormente, doada a crianças cujo sono e sonho nem sempre lhes é permitido na vivência plena dos Direitos das Crianças.
Data de inscrição é: 02 de Março
Data de Entrega: 27 Abril
Este projeto de dupla vertente, pretende que os PIEF's participantes criem/decorem uma almofada que será sujeita a concurso e, posteriormente, doada a crianças cujo sono e sonho nem sempre lhes é permitido na vivência plena dos Direitos das Crianças.
Data de inscrição é: 02 de Março
Data de Entrega: 27 Abril
15/02/2012
Prevenção na condução
No dia 7 de Fevereiro, os professores trouxeram para a aula de Fomação para a Cidadania uma mala que continha um jogo de concentração e dois pares de óculos álcool vison.
Primeiro estivemos a fazer um jogo de concentração que simulava os tempos de reação de condução. Concluímos que, quando estamos a conduzir e nos distraímos com outras tarefas simultâneas, como escrever mensagens no telemóvel, o nosso tempo de reação aumenta consideravelmente. Neste exercício, se fossemos realmente a conduzir teríamos provocado uns quantos acidentes.
Depois experimentámos o efeito que o consumo de álcool e outras substâncias ilícitas provocam na nossa visão e consequentemente nas nossas ações. Fizemos uma linha no chão com dois paus de giz e, com os óculos postos, andámos sobre ela e reagimos como se tivéssemos bebido álcool. De seguida experimentamos uns óculos que simulavam que tínhamos tomado estupefacientes, foi muito divertido.
Já sabem, se conduzirem não usem estes óculos!
Conduzir é uma terfa de adultos e implica muita responsabilidade!
Subscrever:
Mensagens (Atom)