02/05/2013

Com as mãos no Barro!

Na emergência da festa Ibérica da Olaria e do Barro, o PIEF de Reguengos de Monsaraz 2ºciclo deslocou-se a São Pedro do Corval para conhecer uma terra de tradição de trabalho do barro e a profissão de Oleiro.
Nas duas olarias que nos receberam, começámos por perceber o processo de preparação do barro, para lhes retirar eventuais bolhas de ar. Posteriormente, conhecemos a roda de oleiro e a forma de funcionamento.
Nas mãos deste profissional as peças surgem de forma liberta e tudo parece demasiado fácil: jarros, pratos, candelabros, cinzeiros... Mas tudo muda de figura quando nos foi possível experimentar esta profissão.
Primeiro as explicações: o Barro tem de estar "colado" à roda para não fugir com os movimentos da roda, as mãos têm de estar molhadas e os gestos têm de ser suaves e precisos.
Assim, lá colocámos as mãos no barro e percebemos que é mais fácil explicar do que fazer, mas mesmo assim as peças foram surgindo, algumas tortas!
Depois observámos as senhoras que dão cor a estas peças. Têm uma concentração impressionante e nada de mãos a tremer, é uma tarefa mesmo muito exigente e que nos deixou muito admirados.
Por fim, a peça vai a vidrar e segue para a mufla ...enorme!
Antes de ir embora, observámos muitas peças giras e prontas a vender.

Foi uma tarde mesmo divertida e na qual os Oleiros subiram na nossa admiração!
Obrigada aos que nos receberam.








Sem comentários:

Enviar um comentário