17/11/2010

Não às DEPENDÊNCIAS


No dia 17 de Novembro a turma PIEF aceitou o convite do Projecto de Promoção para a Saúde Escolar da Escola Básica Integrada de Reguengos de Monsaraz e participou numa sessão de sensibilização e prevenção de consumos de Drogas, com as turmas de 7ºano.
A sessão foi dividida em duas partes. Primeiro conhecemos a ART e depois escutamos uma história de vida marcante, a do Tiago.

A ART – Associação de Respostas Terapêuticas é uma Associação sem fins lucrativos, especializada no tratamento e reinserção de sujeitos que sofrem de dependências ou comportamentos de inadaptação e disfunção social.

Fundada em 1999 com o reconhecimento e apoio do IDT, Instituto da Droga e Toxicodependência, fundamenta a sua acção na convicção de que com a ajuda certa, cada pessoa é capaz de encontrar em si os recursos necessários ao seu correcto desenvolvimento e integração na sociedade.

A acção desta Associação permite aos jovens e adultos, contruir uma vida diferente, uma vida sem drogas. É por este processo que está a passar o Tiago, um jovem de 21anos que nos deu o seu exemplo de vida.

Foi muito comovente ver como, à semelhança de tantos jovens, o Tiago entrou no mundo das drogas em busca de uma sensação diferente e de experimentação, num grupo de amigos.

Mas com a rotina, a necessidade de passar para drogas mais "duras", a dependência aumentada e todas as consequências que isso traz. Só quem lá esteve consegue realmente perceber ao ponto que as drogas nos podem levar... a uma vida solitária e de acções menos correctas e socialmente inadaptadas. A uma vida de sofrimento, para quem está na droga e para todos os famíliares e amigos.

Voltar a ser quem se era, depois de todo este percurso, parece ser algo muito dificil e requer muitas forças pessoais e muita ajuda daqueles que nos rodeiam.

Foi uma sessão muito importante, acho que agora, quando formos aliciados pelas drogas, vamos pensar duas vezes... e dizer "Não às Dependências!"

Afinal "O melhor sonho é aquele em que se vive acordado!"

Sem comentários:

Enviar um comentário