30/11/2010

Visita à GNR

No dia 25 de Novembro, realizámos uma visita às instalações da Guarda Nacional Republicana de Reguengos de Monsaraz. Mais uma vez, o Comandante daquele destacamento e alguns Guardas colaboraram com o PIEF. Desta vez, tivemos direito a uma visita guiada às instalações e não só...

Conhecemos as diferentes secções e ficámos a saber o que acontece em cada uma delas. Tivemos também a oportunidade de ver a recepção e as diferentes salas onde ocorrem as diferentes conversas/entrevistas com as vítimas/suspeitos ou até testemunhas. Áh! Gostámos muito da sala com vidro unilateral e ficámos a perceber como se processa a identificação de alguns suspeitos.

Depois foi a vez de conhecermos o tratador e treinador dos cães. Com muita calma explicou-nos quais as raças de cães que colaboram com as forças de segurança, depois apresentou-nos os residentes daquele Destacamento e indicou quais as especialidades de cada um. Ficámos ainda a saber como são treinados e ainda observámos um deles em acção perante as ordens do treinador.

Em seguida observámos alguns carros que foram retidos e os carros, gipes, motas e barcos da GNR.

No final fomos à cavalariça ver os lindos cavalos brancos e ainda observámos como se mudam as ferraduras.

Foi uma visita bem diferente de todas as outras, gostámos muito!






29/11/2010

Visita à Herdade do Esporão

Na aula de Exploração Vocacional fomos conhecer mais uma entidade empregadora da nossa região, a Herdade do Esporão. Nesta visita onde fomos muito bem recebidos, tivemos oportunidade de ver no activo várias profissões da nossa região e daquela Herdade e de conhecer todo o processo de produção e engarrafamento dos vinhos do Esporão. Estava um dia lindo de sol de Inverno e por isso no final, tivemos direito a um lanchinho que nos deliciou perante uma paisagem linda, onde o sol evidenciava os dourados do Outono. Obrigado ao nosso guia e aos responsáveis do Enoturismo do Esporão!









São Martinho

Para assinalar o Dia de São Martinho, fizemos uma pequena banca. As novidades deste ano foram as tartes de maçã com canela, receita da professora Sandra, e gelatina decorada com maçã. Para além do cenário criado para o efeito na aula de Expressão Artística, apresentámos ainda a Lenda de São Martinho. Ficam aqui alguns dos registos desse dia!






CSI Reguengos de Monsaraz

Na noite de todos os bruxedos houve um crime em Reguengos de Monsaraz. Mais um caso para ser desvendado pelo CSI de Reguengos de Monsaraz. Assim se chamava a peça de teatro interactiva apresentada no Art &Café na noite do Halloween. Como não podia deixar de ser o PIEF esteve presente. A professora Maria João fez de investigadora vinda directamente de Inglaterra e a aluna Inês como uma das bruxas suspeitas do crime. No público encontravam-se os professores Pedro e Cristina e a Til Tânia que acabaram por interagir com as personagens, como se pode ver na foto.






24/11/2010

Mural contra a Violência


No dia 22 de Novembro de 2010 o nosso PIEF, juntamente como todos os outros PIEF's a nível nacional, respondeu à iniciativa do Programa para a Inclusão e Cidadania e assinalou os 51 anos do Dia Internacional dos Direitos das Crianças e os 21 anos da Convenção dos Direitos das Crianças.

Pelas 15horas içamos na EBI de Reguengos de Monsaraz uma bandeira contra a Exclusão Social, elaborada por nós. As frases a favor da Inclusão de todas as Crianças e Jovens e, as marcas de todas as mãos (alunos, professores, funcionários, direcção da escola, EMM e Til) procuraram mostrar que juntos podemos marcar a diferença!



Ao mesmo tempo, erguemos um colorido mural com frases contra um mundo sem violência e pelos Direitos de todas as Crianças e Jovens.
As cerca de 30 frases contidas no mural foram a resposta ao apelo feito pelo PIEF a todas as turmas de 1º e 2º Ciclo das Escolas de Reguengos de Monsaraz para que debatessem o tema e criassem uma frase. Estamos muito orgulhosos e gratos pelo esforço e colaboração de todos!

Consultem o Mural, no átrio na nossa Escola e apreendam as importantes mensagens que nele se encontram!



20 Novembro - Dia Internacional dos Direitos das Crianças


Em 20 de Novembro de 1989, as Nações Unidas adoptaram por unanimidade
a Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC), documento que enuncia um amplo conjunto de direitos fundamentais – os direitos civis e políticos, e também os direitos económicos, sociais e culturais – de todas as crianças, bem como as respectivas disposições para que sejam aplicados.

A CDC não é apenas uma declaração de princípios gerais; quando ratificada, representa um vínculo juridíco para os Estados que a ela aderem, os quais devem adequar as normas de Direito interno às da Convenção, para a promoção e protecção eficaz dos direitos e Liberdades nela consagrados.

Este tratado internacional é um importante instrumento legal devido ao seu carácter universal e tembém pelo facto de ter sido ratificado pela quase totalidade dos Estados do mundo (192). Apenas dois países, os Estados Unidos da América e a Somália, ainda não ratificaram a Convenção sobre os Direitos da Criança.

Portugal ratificou a Convenção em 21 de Setembro de 1990.

A Convenção assenta em quatro pilares fundamentais que estão relacionados com todos os outros
direitos das crianças:

a não discriminação, que significa que todas as crianças têm o direito de desenvolver todo o seu potencial –
todas as crianças, em todas as circunstâncias, em qualquer momento, em qualquer parte do mundo.

o interesse superior da criança deve ser uma consideração prioritária em todas as acções e decisões que
lhe digam respeito.

a sobrevivência e desenvolvimento sublinha a importância vital da garantia de acesso a serviços básicos e
à igualdade de oportunidades para que as crianças possam desenvolver-se plenamente.

a opinião da criança que significa que a voz das crianças deve ser ouvida e tida em conta em todos os assuntos
que se relacionem com os seus direitos.

A Convenção contém 54 artigos, que podem ser divididos em quatro categorias de direitos:

• os direitos à sobrevivência (ex. o direito a cuidados adequados)
• os direitos relativos ao desenvolvimento (ex. o direito à educação)
• os direitos relativos à protecção (ex. o direito de ser protegida contra a exploração)
• os direitos de participação (ex. o direito de exprimir a sua própria opinião)

Para melhor realizar os objectivos da CDC, a Assembleia Geral da ONU adoptou a 25 de Maio de 2000 dois Protocolos Facultativos:

Protocolo Facultativo à Convenção sobre os Direitos da Criança relativo à venda de crianças,
prostituição e pornografia infantis (ratificado por Portugal a 16 de Maio de 2003);

Protocolo Facultativo à Convenção sobre os Direitos da Criança relativo ao envolvimento de crianças
em conflitos armados (ratificado por Portugal a 19 de Agosto de 2003);

17/11/2010

Não às DEPENDÊNCIAS


No dia 17 de Novembro a turma PIEF aceitou o convite do Projecto de Promoção para a Saúde Escolar da Escola Básica Integrada de Reguengos de Monsaraz e participou numa sessão de sensibilização e prevenção de consumos de Drogas, com as turmas de 7ºano.
A sessão foi dividida em duas partes. Primeiro conhecemos a ART e depois escutamos uma história de vida marcante, a do Tiago.

A ART – Associação de Respostas Terapêuticas é uma Associação sem fins lucrativos, especializada no tratamento e reinserção de sujeitos que sofrem de dependências ou comportamentos de inadaptação e disfunção social.

Fundada em 1999 com o reconhecimento e apoio do IDT, Instituto da Droga e Toxicodependência, fundamenta a sua acção na convicção de que com a ajuda certa, cada pessoa é capaz de encontrar em si os recursos necessários ao seu correcto desenvolvimento e integração na sociedade.

A acção desta Associação permite aos jovens e adultos, contruir uma vida diferente, uma vida sem drogas. É por este processo que está a passar o Tiago, um jovem de 21anos que nos deu o seu exemplo de vida.

Foi muito comovente ver como, à semelhança de tantos jovens, o Tiago entrou no mundo das drogas em busca de uma sensação diferente e de experimentação, num grupo de amigos.

Mas com a rotina, a necessidade de passar para drogas mais "duras", a dependência aumentada e todas as consequências que isso traz. Só quem lá esteve consegue realmente perceber ao ponto que as drogas nos podem levar... a uma vida solitária e de acções menos correctas e socialmente inadaptadas. A uma vida de sofrimento, para quem está na droga e para todos os famíliares e amigos.

Voltar a ser quem se era, depois de todo este percurso, parece ser algo muito dificil e requer muitas forças pessoais e muita ajuda daqueles que nos rodeiam.

Foi uma sessão muito importante, acho que agora, quando formos aliciados pelas drogas, vamos pensar duas vezes... e dizer "Não às Dependências!"

Afinal "O melhor sonho é aquele em que se vive acordado!"

08/11/2010

Confronto em campo e piquenique











No dia 4 de Novembro de 2010 realizou-se um torneio de futebol.

Eramos três equipas: PIEF2, PIEF3 e a G.N.R de Reguengos de Monsaraz.

Primeiro jogou o PIEF2 com a G.N.R. Depois jogou o PIEF3 e a G.N.R e em seguida jogámos com o PIEF3de Reguengos de Monsaraz.

A G.N.R ficou em primeiro lugar, em segundo ficou o PIEF3 e nós ficamos em terceiro.

Os jogos foram todos bastantes competitivos e muito divertidos.

Depois dos jogos terem terminado fomos para o Parque de Merendas do Campinho fazer um churrasco com os colegas do terceiro ciclo e os profs.

Foi um dia muito adoravel.

Publicado por: Inês

03/11/2010

Banca de Halloween







Olá olá!

No dia 28 de Outubro de 2010 fizemos uma Banca de Halloween.
Entrámos no espiríto e até nos vestimos a rigor. Tivemos connosco o Capitão Gancho e o seu fiel companheiro, o Papagaio Malaquias.
A decoração estava maravilhosamente assustadora. Aranhas, morcegos, abóboras, bruxas e castelos horrendos.
Os nossos clientes podiam provar bolachas decoradas com chocolate branco e negro, padinhas, sonhos de abóbora e beijinhos de côco.

Durante a banca ouvimos muitos gritos, era a musica de fundo, vinda do Pc.

Recebemos muitos elogios pelo cenário e pelos produtos, por isso ficámos com vontade de fazer outra banca assim que possível!

Publicado por: Mário, Luis, Samuel e Inês





ENCHOPAPO Produções





Mais uma vez, voltamos ao activo na "Enchopapo". Antes da Banca de Halloween, na aula de Exploração Vocacional, fomos todos para a cantina e fizemos uma nova receita de bolachas: bolachas de canela e açúcar e bolachas de limão. Para servir bem os nossos clientes e aumentar a oferta, ainda fizemos sonhos de abóbora. Profs e alunos, todos de mão na massa! Para mim esta actividade foi uma delícia. Acho que os professores e alunos, depois de provarem estas tentações, vão muito mais bem dispostos para as aulas! Não vamos ficar parados por isso, mantenham-se por perto!

Publicado por: Inês e Marco