31/01/2012

Oleiro, profissão rara!

No dia 12 Janeiro, as aulas de exploração vocacional e expressão artística aconteceram em duas olarias em São Pedro do Corval para conhecermos a profissão de oleiro e decorador de cerâmica.
Porquê a duas olarias? Para ser mais pessoal e para que cada um de nós tivesse mais oportunidade de trabalhar com o barro.
Começámos por ver as instalações, as máquinas utilizadas e por conhecer o processo do barro desde que chega à olaria até ao produto final. A este propósito, ficámos a saber que a extração de barro em Portugal é cada vez mais rara ou menos rentável.
Observámos depois a máquina de amassar o barro. Quando amassado, o barro vai para a roda de oleiro para lhe ser dada a forma, manualmente. Ficámos espantados com a facilidade com que o oleiro criava pratos, cinzeiros, suportes de velas , tigelas , jarros etc...
Cada um dos colegas da turma teve hipótese de trabalhar na roda de oleiro, criar a sua própria peça e perceber como era tão difícil trabalhar e dar forma ao barro. Uns tinham mais aptidões para esta profissão do que os outros, mas acho que todos adorámos esta experiência.
Antes de terminar, ainda nos deixaram fazer um íman para o frigorífico. Uma recordação desta bela tarde!
A turma pief gostou muito e poderíamos repetir, eu não me importava!

Elaborado por: Cláudio Medinas











1 comentário:

  1. Belo dia !!
    temos que repetir apesar de ter feito um comidor para passaros...

    ResponderEliminar