A par da Estafeta Terrestre, as turmas PIEF de Portugal estão a levar a cabo uma Estafeta Digital contra a Pobreza e Exclusão Social.
Cada turma está responsável por acrescentar uma frase ao texto recebido, no sentido de propor medidas de sensiblização/combate a este fenómeno. Assim se formarão as declarações destinadas a serem lidas no dia 21 de Maio, no Rock in Rio. Altura em que terminam os cerca de 1800km da Estafeta Terrestre.
Como não poderia deixar de ser, o PIEF2 de Reguengos de Monsaraz deu o seu contributo.
POBREZA
Quando acordo de manhã, penso nos que nada têm, para comer e beber, uma casa para viver. Penso naqueles que não têm um sorriso, um abraço, um carinho, uma palavra amiga, um gesto de amizade e uma família para os apoiar.
Espero que um dia todos nós possamos ultrapassar os nossos obstáculos com uma família de amigos que nos ajude a atingir os nossos objectivos, quando tudo nos parece difícil e assim num trabalho de equipa, nós encontraremos soluções todos juntos! Ninguém vive sozinho, ninguém é uma ilha…uma ilha deserta. As pessoas vêm e vão e deixam de imediato uma impressão ou uma mudança nas nossas vidas.
Hoje: Eu tenho um Sonho… que um dia a Pobreza será uma “Velha Memória”…
Hoje: Eu tenho um Sonho… juntos diminuiremos o sofrimento.
Hoje: Eu tenho um Sonho… para o qual jamais deixarei de lutar.
Pobre é aquela que deixou de lutar, de crescer e de melhorar. Pobre é aquele que se isola e fica indiferente à pobreza dos outros. Empobrecemos cada vez que viramos a cara para o lado.
Combater a pobreza é acreditar num amanhã, construir um futuro, investir em nós próprios e em todos os outros.
EXCLUSÃO
Estou disponível para, dar parte do meu tempo, a ajudar e compreender, um problema que é de todos e que a todos compete colaborar, para este mundo melhorar e a todos incluir, para todos respeitar e a ninguém discriminar.
Amanhã vou arregaçar as mangas e lutar pelos meus sonhos, vou dar a mão e pegar na mão e valorizar cada um pelo que é. E tu, Preparado, Integrado, Envolvido e Fiado na esperança de que a igualdade se realce e o racismo seja esquecido na mente de qualquer ser Humano, porque a vida é um direito adquirido por todos.
A vida é uma oportunidade que deve ser aproveitada, admirada e saboreada. Deve ser cumprida, jogada e cuidada. É da nossa competência desvelar o mistério e merecer a felicidade.
Só a merece quem por ela luta todos os dias. Alcança a felicidade aquele que se solta das amarras do preconceito e da discriminação.
Hoje: Nós temos um Sonho… “Sim, nós podemos…”:
Participar na Sociedade
Integrar o outro
Educar para a tolerância
Futuro responsável
Hoje: Nós temos um Sonho… de sermos todos iguais.
Excluir o que é diferente e desconhecido pode ser uma forma de nos protegermos. No entanto, onde é que acaba a protecção e começa a exclusão? Há limites para as duas…
Proteger não é privar o outro de experienciar o que a vida oferece
Incutir o respeito pelo outro e por nós mesmos
Excluir preconceitos
Fomentar o relacionamento não olhando a classes sociais
Hoje sonhamos…Amanhã…
Podemos não pensar num só dia, num aqui e agora apenas centrado em nós. Podemos olhar, escutar, espalhar solidariedade, criar oportunidades. Assim, juntos, construímos um futuro.
Sem comentários:
Enviar um comentário